Prof. Guilherme Braun

 

DESCRITORES DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

 

DISCIPLINA: Filosofia

SÉRIE: 1ºEM

TRIMESTRE: 2º

 

 

Os 100 (cem) pontos, que constituem a nota do trimestre, estão distribuídos em:

v  T1 – Avaliação de produto: 40 (quarenta) pontos, que correspondem às provas trimestrais.

v  A1, A2, A3, ... – Avaliações contínuas: 50 (cinqüenta) pontos

v  P1 – Avaliação de processo: 10 (dez) pontos

Cód.

Valor

Tipo

Conteúdos cobrados em cada avaliação

Data

A1

30

Avaliação contínua

Platão: racionalismo, idealismo, aparência e essência, verdade e ilusão, mundo inteligível e mundo sensível.

10/06 (1º C e D)

13/06 (1º A, B e E)

A2

20

Trabalho em duplas

Platão: A Caverna e sua atualidade.

15/06

A3

30

Avaliação contínua

A teoria do conhecimento de Platão e Aristóteles.

24/08

P1

10

processo

Avaliação de processo

 

P2

10

produção

Avaliação de produção

 

 

 

A1

 

- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

- Interpretar fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

– Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

– Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

- Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

- Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

- Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

 

A2

 

- Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

- Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural.

- Entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Humanas sobre sua vida pessoal, os processos de produção, o desenvolvimento do conhecimento e a vida social.

 

A3

 

– Localizar informações explícitas em um texto.

– Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

– Inferir uma informação implícita em um texto.

– Identificar o tema de um texto.

– Identificar a tese de um texto.

– Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

– Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

– Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

– Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

- Interpretar fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

- Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

- Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

- Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

- Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

 

P1

 

- Respeito

- Cooperação

- Comprometimento

- Prontidão

 

P2

 

– avaliação da adequação, qualidade e quantidade dos trabalhos e tarefas solicitados durante o bimestre

 

 

 


Página criada por Guilherme Braun Santos - Colégio Guilherme Dumont Villares

O Educacional não se responsabiliza pelo conteúdo das páginas criadas através do "Construtor de Páginas". Se você considerar algum conteúdo desta página ofensivo, por favor entre em contato com a equipe do Educacional, clicando aqui.